Sobre o curso

  • Graduação - Tecnológico - Presencial
  • Noite
  • 2 anos

Curso com alto índice de empregabilidade que utiliza uma abordagem prática, com embasamento teórico, a fim de promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para que os alunos sejam capazes de gerenciar empresas com viabilidade econômico-financeiro-tributária, através de instrumentos legais, de relacionamento com o cliente, boas práticas de qualidade, técnicas de vendas e sustentabilidade ambiental.

 

Especificamente, temos o objetivo de formar Gestores Comerciais capazes de:

  1. Articular e decidir sobre as vendas em negócios diversos;
  2. Realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária;
  3. Elaborar análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado;
  4. Planejar pesquisas de mercado;
  5. Desenvolver relacionamentos pós-venda com clientes;
  6. Gerenciar sistemas de informações comerciais;
  7. Definir métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente;
  8. Gerenciar a área comercial de uma organização;
  9. Avaliar e emite parecer técnico em sua área de formação.

 

PORTARIA MEC no. 29 de 21 de janeiro de 2008 e publicada no DOU em 22 de janeiro de 2008.

Mercado de Trabalho

O mercado busca profissionais que dão maior rentabilidade e produtividade às empresas, que entendem as mudanças no perfil do consumidor e possuem perfil de liderança, capacidade de aprender continuamente e de adaptar-se. Com esse perfil, o(a) Gestor(a) Comercial pode atuar como vendedor(a), representante comercial, gerente comercial e diretor(a) comercial, bem como no atendimento ao cliente, e ainda como empreendedor(a) ou consultor(a) nas seguintes organizações:

  • Empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais;
  • Empresas de comercialização de insumos;
  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas prestadoras de serviços de consumo final;
  • Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial;
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Diferenciais do curso de Gestão Comercial da FATECPB

ESTRUTURA

  • BUSINESS LAB Laboratório de Práticas de Gestão e Inovação, que permite a vivência de experiências práticas profissionais, a partir do desenvolvimento de projetos de consultoria para empresas reais, por estudantes em estágio interno.
  • CENTRO DE TECNOLOGIA um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho, onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • BIBLIOTECA que dispõe de salas para estudo individual, salas de estudo em grupo, sala de leitura, sala de periódicos e sala de multimídia destinada à pesquisa virtual e acadêmica. É referência no estado da Paraíba, composta por mais de 70.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • ESTACIONAMENTO amplo e gratuito.
  • CLINICA ESCOLA a Clínica Integrada de Saúde oferece à toda comunidade interna e externa vários serviços nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Os atendimentos são gratuitos ou com cobrança de taxa simbólica.

CORPO DOCENTE E METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM

  • PROFESSORES com experiências reais de mercado, especialistas, mestres e doutores preparados para compartilhar seu conhecimento com você.
  • METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM que proporcionam experiências de aprendizagem a partir de atividades práticas.

PROJETOS

  • DESAFIO COMERCIAL um projeto de conclusão de curso, que proporciona a vivência prática de um desafio comercial real, onde os estudantes têm a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades como gestores comerciais, com apoio de mentores experientes.
  • ACADEMIA DE LÍDERES um projeto de extensão que oferece anualmente uma trilha de desenvolvimento exclusiva, com cursos de férias sobre tendências atuais onde você pode desenvolver competências técnicas e comportamentais relevantes para o seu sucesso profissional, além de poder convidar amigos e/ou membros da comunidade local para participarem gratuitamente.
  • PROJETOS INTEGRADORES práticos de mercado, realizados semestralmente, onde os alunos têm a oportunidade de integrar as competências desenvolvidas nas disciplinas do respectivo módulo.
  • REALITY PESQUISA e REALITY MARKETING projetos de pesquisa e extensão que fomentam pesquisas e projetos na área de marketing, objetivando o desenvolvimento local e regional.
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA de alunos e professores em periódicos e congressos nacionais e internacionais.

 

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA

  • NÚCLEO DE CARREIRAS encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com milhares de empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • ACONSELHAMENTO VOCACIONAL disponibilizamos aos alunos profissionais capacitados para orientar o aluno em decisões importantes na sua jornada acadêmica.
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO a matriz do curso contempla a componente de estágio supervisionado, que facilita o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.
  • QUALIFICA nossos alunos podem cursar até 04 disciplinas no nosso curso ou em outros ofertados, mesmo depois de formados, com certificação de cursos livres, para que possam aperfeiçoar seu currículo.

APOIO E SERVIÇOS PARA OS ALUNOS

  • NUPS oferecemos dentro da instituição acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso, caso você precise.
  • INTERNACIONALIZAÇÃO a instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.
  • COORDENAÇÃO DE FÁCIL ACESSO aqui você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia, você não precisa marcar horário nem de outros processos para conversar com o coordenador do seu curso como em outras instituições, acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.

PARCERIAS E EVENTOS

  • PARCERIAS com entidades de classe como CRA-PB, APCA e ABRH-PB, além de parcerias representativas com as principais empresas da região, através das quais são proporcionadas visitas técnicas aos estudantes, a participação de profissionais em eventos da Instituição, bem como o encaminhamento para estágios e a realização de projetos práticos pelos estudantes.
  • EVENTOS INSTITUCIONAIS tais como o INOVA e os Fóruns Científicos, dentre outros.
  • EVENTOS DO CURSO tais como a Business Week, uma semana inteira com diversas atividades, oficinas, workshops e palestras com grandes nomes da área; o Dia do Tecnológo, com convidados especiais; e o EPEGEP/PB - Encontro de Profissionais e Estudantes de Gestão de Pessoas da Paraíba.
  • CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS eventos semestrais onde os estudantes têm a oportunidade de festejar seus resultados continuamente, recebendo homenagens e certificados de (Auxiliar de Gestão Comercial, Assistente de Gestão Comercial e Assessor de Gestão Comercial) após a aprovação e conclusão de cada módulo, facilitando a entrada no mercado de trabalho e/ou a progressão na carreira.

COLAÇÃO DE GRAU evento organizado pela Instituição onde o estudante recebe seu Diploma de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

MATRIZ CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 Fundamentos da Administração 60
1 Português Instrumental (EAD) 60
1 Contabilidade 60
1 Metodologia do Trabalho Científico (EAD) 60
1 Matemática Financeira 60
1 Projeto Integrador: Gestão Administrativa 125
2 Administração dos Recursos Materiais e Logística 60
2 Gestão de Serviços e Varejo 60
2 Marketing 60
2 Gestão de Pessoas 60
2 Gestão da Qualidade 60
2 Projeto Integrador: Gestão de Pessoas e Serviços 125
3 Projeto Integrador: Gestão Estratégica de Negócios 125
3 Administração Financeira e Orçamentária 60
3 Direito Comercial, Legislação Societária e Trabalhista 60
3 Pesquisa de Mercado 60
3 Administração Estratégica 60
3 Sistemas de Informações Gerenciais 60
4 Globalização e Comércio Internacional 60
4 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 60
4 Técnicas de Vendas 60
4 Gestão de Relacionamento com o Cliente 60
4 Empreendedorismo 60
4 Estágio Supervisionado 125
4 Libras (optativa) 60