DCE - DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

O DCE FATECPB é a entidade representativa de todos os estudantes e tem por finalidade a defesa dos direitos destes dentro da instituição. É o DCE que representa o corpo discente na Diretoria Geral, levando suas reivindicações, propostas e ideias. Isto significa que o DCE congrega vários Centros Acadêmicos (CAs) e diferentes espaços de discussão e decisão.

Além disto, é função do DCE promover a integração dos alunos da Faculdade, pondo em contato ideias, trabalhos, pessoas e experiências de todo o universo estudantil. O DCE deve ser e ter espaço para que tudo isso aconteça e, para isso, deve estar aberto, criando projetos e eventos que possam congregar toda a heterogeneidade que comporta a universidade.

O DCE da FATECPB é filiado UNE – União Nacional dos Estudantes e a sua diretoria é escolhida a cada dois anos por meio de eleições diretas entre todos os estudantes de graduação da instituição.

DAS - DIRETÓRIOS ACADÊMICOS

Um Diretório Acadêmico (DA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. E para representar, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando as discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar.

Dentre as funções básicas do CA estão, principalmente, garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCEs, Executivas de curso e etc.), discutir soluções para os problemas do curso, garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a Faculdade.